quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ser jovem no Mundo Actual

"...De uma forma simples, ser "jovem" é pertencer a uma classe situada entre os 15 e os 29 anos e beneficiar de um estatuto, conferido socialmente, através do qual se aceita que o jovem cumpra uma etapa de exploração de si mesmo, uma espécie de moratória que lhe dá o direito a viver este período de crise e a prolongar a entrada na vida adulta até àquele limite etário..." (www.apagina.pt)

Decidi, hoje, dia 24 de Outubro de 2007 publicar um post sobre a nova forma de estar da juventude actual. Não me considero adulto, até porque ainda não cheguei aos 28 anos mas porque estou preocupado pela maneira como os jovens vivem hoje a adolescência. Poderia começar a falar sobre a idade precoce com que se inicia a "vida nocturna". Supostamente a entrada em discotecas só é permitida a miúdos/as de 16 anos, mas se formos às portas das discotecas mais badaladas da cidade do Porto deparamo-nos com um cenário bastante diferente.

1º O bilhete de identidade nunca é pedido a ninguém!
2º A maquilhagem usada pelas miúdas de 15 ou 14 anos é tal que disfarça a idade real
3º O aparecimento da "Menarca", ou primeira menstruação
4º O início da actividade sexual com tenra idade sem as devidas precauções
5º O início / aparecimento de vícios muito pouco saudáveis, por exemplo: tabaco, drogas, álcool

Ainda há tempos ouvi uma entrevista com um psicóloga da área do Porto, e ela com alguma graça dizia:
- Hoje em dia os pais preocupam-se demais com os filhos. Se passam todos os anos são sobredotados, se chumbam um ano são disléxicos, e todos são hiper-activos.

Ela de facto, tem alguma razão. Se os pais vêm os miúdos a correr de um lado para o outro sem se cansarem, se os virem a estudar e a ler muito e a ter boas notas levam-nos logo aos Psi´s para um teste de despistagem de hiper-actividade, dislexia e afins. Todos os dias, pelo menos 2 vezes, páro no café do Sr. Eduardo e "aprecio" o panorama da juventude. Miúdos de 14, 15 anos ao balcão a tomarem café e a comprarem maços de tabaco. Digo sempre:

- Se fosses meu filho...

Nem eu nem a minha irmã fumamos, o meu pai foi fumador "social" por uns anos, de maneira que só temos bons exemplos na família. O meu avô faleceu no passado dia 1 de Outubro, porque lhe rebentou um aneurisma na aorta, mas uns anos antes, em 2001 teve que retirar um bocado do pulmão porque já estava "morto".

Mas voltando ao tema deste meu post: a juventude no Mundo Actual: Não estará a crise de entrada na vida adulta relacionada com factores externos que condicionam os jovens, como por exemplo o Desemprego?? O facto de se prolongar o período de juventude será, de certa forma, uma consequência disso mesmo, mas também se deve admitir que a procura do primeiro emprego e a entrada na vida adulta foram, desde sempre, questões problemáticas para qualquer jovem. Por outro lado, também se pode pensar que a própria sociedade se tornou mais tolerante e procurou idealizar a juventude numa prespectiva quase romântica, não querendo colocar limites a esse estado latente, que, no entanto, existem.

É preciso não esquecer que na sociedade actual as pessoas valorizam muito e cada vez mais a sua imagem. Não as posso censurar porque faço o mesmo. Sei que não é correcto, mas é de facto isso que conta. Pode fazer a diferença entre ficar numa empresa ou não. Por exemplo: na minha área é extremamente importante a imagem, devido ao permanente contacto com o cliente, é importante dominar línguas estrangeiras, nomeadamente o inglês, o francês, o espanhol e o italiano. Quantas mais línguas se souber falar mais fácil se torna arranjar emprego. Mas também não é só isso que conta: o curriculum e o outro Factor "C".

Pensem nisto, até ao próximo post! Comentem!

Nenhum comentário: