sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Capítulo 5: "Encontro acidental"

Hoje, como combinado fui ter com a Mariana à Praia do Ourigo por volta das 11:00, e tínhamos combinado que íamos fazer um passeio turístico pelo Porto, ela conhecia os monumentos, como é lógico mas não sabia a história. Mas eu como sempre me interessei pela MINHA cidade fui-lhe mostrar os sítios mais bonitos e contar-lhe um pouco da sua história. Começámos então pela Ponte Pênsil, ou oficialmente designada por Ponte D. Maria II, mas a Mariana não sabia que se chamava assim. Então comecei a contar a história:

- Mariana, vou-te falar um bocadinho sobre esta ponte. Esta ponte foi inaugurada em 1843 e a primeira pedra foi lançada em 1841. A ponte dispunha de dois obeliscos de alvenarias de 18 metros de altura de cada lado, do cimo dos quais prendiam os cabos de suspensão do tabuleiro de 6 metros de largura. Os cabos de 220 fios de ferro cada, mantinham o tabuleiro a 10 metros acima do nível das águas e estavam ancorados em poços verticais de 8 metros (no lado do Porto) e 14 metros (no lado de Gaia), apenas restam como podes ver dois obeliscos na margem direita do rio.

Agora vamos apanhar um barco Rabelo e vamos fazer um passeio pelo Rio e assim passamos pela Ponte Maria Pia. Foi a primeira grande obra de Gustavo Eiffel e é um arco que suporta o tabuleiro ferroviário através de pilares em treliça. A ponte começou a ser construída no dia 5 de Janeiro de 1876 e foi concluída no dia 4 de Novembro de 1877 pelos Reis D. Luís e D. Maria Pia.

Passámos depois pela tão famosa Ponte de D. Luís, e aí eu perguntei-lhe:

- Mariana, sabes quem é que foi o grande chefe que projectou esta ponte?

- Não, respondeu ela.

- O senhor chamava-se Teófilo Seyrig, e foi também responsável pelo projecto da Ponte de Dona Maria Pia, porque ele era sócio do senhor Eiffel. Esta ponte demorou 5 anos a ser construída, começaram em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886. O arco desta magnífica ponte mede 172 metros de corda e tem 45 metros de flecha. Eu considero esta ponte a mais bonita do Porto, e de lá temos uma vista privilegiada da cidade.

Depois de visitarmos as três pontes fomos dar um passeio pela Ribeira e comer um gelado. A Mariana gostou muito do passeio e disse-lhe que amanhã vamos fazer um “giro” pelos monumentos mais famosos da cidade, disse-lhe:

- Tu, como dragona tens que conhecer a tua cidade como conheces as palmas das tuas mãos.

Fomos jantar a um sítio típico do Porto, a uma tasquinha que ficava na Ribeira e a seguir fomos a um bar na Foz ter com os nossos amigos. Sim, porque eu e a Mariana temos amigos em comum, apesar de nunca termos sido apresentados. Acho que me lembro, mas não tenho a certeza, da Mariana numa festa de final do ano em casa do Pedro, um amigo nosso. Por acaso na altura, não a achei muito gira, mas actualmente considero-a a mulher mais bonita do mundo. Pronto, já sei que é exagero mas gosto muito da imagem da Mariana.

Acabámos por ir à discoteca onde a conheci, na zona da Foz (como não podia deixar de ser. Cheguei cedo a casa, tão cedo que o meu pai já estava acordado (lol!). Perguntou-me onde é que eu tinha andado, com quem, enfim: perguntas de pai.

Nenhum comentário: