segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Algo curioso

Pois é, caros leitores deste distintíssimo blog. Já por duas vezes, se não estou em erro, vos falei da minha cidade de Espinho, e acho que não é demais falar terceira, isto porque, quero mostrar-vos a minha tristeza e profundo medo sobre o que possa acontecer nesta cidade plantada à beira-mar. Antes de mais vou-vos contar uma coisa que se passou ontem comigo: como portista, desloquei-me ao Estádio do Dragão para assistir ao F.C. Porto - V. Setúbal, e cujo o resultado foi 2-0, mas isso não interessa nada. Saí do estádio quando se iniciaram os períodos de descontos e demorei mais ou menos doze minutos a chegar a Espinho. Quinze minutos foi o tempo que fiquei parado no passagem de nível da rua 15, em frente ao Baliza. Passou um comboio, abriram-se as cancelas e logo a seguir fecharam outra vez. O que vos apraz dizer sobre isto? Vergonhoso, é a palavra certa. Em conversa com o proprietário do restaurante onde jantei com os meus pais ele dizia qualquer coisa como isto:

- Era preciso alguém que percebesse do assunto. Entregar esta obra a quem realmente de Urbanismo percebe!

A obra estará concluída em Abril de 2008, eu adianto ainda mais: estará concluída no dia 1 de Abril de 2008 (dia das mentiras). Toda esta empreitada é uma mentira, foi mais uma maneira de gastar dinheiro, como aconteceu com a antiga Real Fábrica de Conservas Brandão & Gomes, situada no extremo sul da cidade de Espinho. Foram gastos rios e rios de dinheiro para construir uma coisa que ficou feia e que ainda não sabem o que vão lá pôr. Talvez um Centro Cultural de Belém para mostrar, não a colecção Berardo, mas sim as fotografias das inúmeras viagens do Sr. Presidente com os velhinhos ao Brasil, mas ao que parece, acabou-se o plafon. E agora perguntam vocês:

- Mas como é que eu posso fazer para ir ao Brasil com o Presidente?

É fácil, votam nele e aplaudem-no quando o virem na rua, porque é sinal que esteve mais um dia do que no ano anterior na sua cidade.

Reparem numa coisa:

  • Espinho tem 21 km2 e muito dinheiro mal gasto
  • São João da Madeira tem 7 km2 (mas ao contrário desta nossa cidade tem evoluído, e não é pouco, porque se não vejam: Internet sem fios para todos os habitantes da cidade, devido a um investimento brutal da Câmara Municipal; espaços verdes muito bem cuidados e tratados; Casas apalaçadas e antigas restauradas em benefício das suas gentes, no que toca à Cultura e Música, Dança, Teatro...); está uma cidade bem arranjada, no que toca ao urbanismo; e acima de tudo: têm um Presidente da Câmara presente.

Estou realmente preocupado com o que se passa na minha cidade, mas estou ainda mais preocupado com aquilo que vai acontecer se nas próximas eleições autárquicas o desfecho for igual às outras: vitória do Partido Socialista.

Até ao próximo post,

F-M-A

Nenhum comentário: